sexta-feira, 23 de abril de 2010

23 de abril - Dia de São Jorge

Um dos santos mais venerados pelos cristãos, sejam eles católicos ou cismáticos, São Jorge teve uma vida rodeada de lendas. Há quem afirme que ele nunca existiu, pois algumas histórias clássicas, como a do dragão, acabaram por criar um conto, um feito folclórico.
Eu não concordo, acho que os cristãos de antigamente, que deveriam ter uma instrução melhor do que muitos de hoje, não inventariam uma pessoa somente para divulgar e expandir a fé cristã.
Conforme nos conta Carlos Serozini, da Montfort:

“São Jorge teria nascido na antiga Capadócia, atualmente pertencente à Turquia. Após a morte de seu pai, mudou-se com sua mãe para a Palestina.
Foi promovido a capitão do exército romano por sua dedicação e habilidade. Com 23 anos passou a frequentar a corte imperial em Roma.
Nesta época o imperador Diocleciano decretou a morte dos cristãos e numa reunião do senado para confirmar o decreto, S.Jorge levantou-se contra ele e, defendendo as verdades da fé, afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses. Indagado sobre esta atitude ousada, São Jorge respondeu que era por causa da Verdade, e perguntado por um senador o que era verdade respondeu-lhe que a Verdade é Nosso Senhor Jesus Cristo, e que Ele estava ali para dar testemunho disso.
Como São Jorge mantinha-se fiel e não aceitava os deuses pagãos, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o. Após várias torturas, não renegando a Deus Nosso Senhor, foi degolado em 23 de abril de 303. Sua sepultura encontra-se na Lídia, na Palestina.
A devoção a São Jorge veio da época das cruzadas, espalhando-se rapidamente pelo ocidente. A imagem que nós conhecemos de São Jorge lutando contra o dragão é uma lenda, mas como o verdadeiro guerreiro lutou contra satanás defendendo a fé, ele nos convida a lutar pelo bom combate.
São Jorge é padroeiro da Inglaterra, Portugal, Lituânia e Georgia.
O Papa Paulo VI, para agradar aos protestantes que são contra o culto dos Santos, aboliu o culto dos Santos que não tinham registros históricos mas somente relatos tradicionais, como é o caso de São Jorge.
São Jorge é Santo e está no céu sim, e uma devoção a este Santo combatível deve ser praticada e imitada
.

São Jorge não tem nada a ver com o demônio africano Ogum, do sincretismo afro-brasileiro, ao contrário do que muito católico desinformado pensa.
São Jorge é um santo cristão, e não uma entidade pagã demoníaca africana.
Que o santo da Capadócia interceda ao Senhor Jesus por todos nós e que sejamos como ele, um justo e fiel soldado do Exército de Cristo.

Nenhum comentário: