quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um bispo chato

Na Adital, página dos comunistas de sacristia na internet, um grupo de leigos, diáconos e líderes de movimentos ditos sociais, enviou uma carta aberta à CNBB expressando suas "profundas inquietações em relação à situação comprometedora de nossa Arquidiocese, tendo em vista a já longa sequência de atos deploráveis REITERADAMENTE cometidos pelo Sr. Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto".
Esses adeptos da TL estão profundamente chateados porque, pelo que o texto deixa bem claro, D. Aldo foi contra aquele arremedo de plebiscito sobre a limitação da proprieade privada:

"Eis que, sem tomar em conta sequer os documentos que fundamentam a iniciativa, Dom Aldo Pagotto vai ao Correio da Paraíba, em coluna assinada pelo mesmo, em artigo publicado a dois dias do início do referido Plebiscito, e trata de questionar - já a partir do título capcioso de seu artigo "Limite à propriedade produtiva?"- a validade do Plebiscito, tecendo insinuações injuriosas - inclusive de roubo - contra os pobres e contra os movimentos populares. Não contente com a desfeita, volta à sua coluna semanal de Domingo, dia 5 de setembro, em pleno período de realização do referido Plebiscito, para reiterar sua posição. Desta feita, numa atitude de afronta a um pleito legítimo e justo como é o Plebiscito pelo limite do tamanho da propriedade da terra, no Brasil, medida já tomada inclusive por diversos países, inclusive a Itália, bandeira amplamente consensual entre as organizações de base da sociedade brasileira (pleito assumido pela CNBB, pelo CONIC e mais de cinqüenta entidades e movimentos populares) e que tem fundamento na própria Doutrina Social da Igreja e nos Documentos da CNBB."
Mas quem disse que acumular terras é crime? Se fulano começa de baixo, vai economizando, compra um pedaço de terra, vai progredindo, vai gerando EMPREGO E RENDA para a população local, e adquire mais terras para expandir o negócio, por que puni-lo por isso? Talvez essa rapaziada nem vote na candidata do mollusco, votará, pelo teor do discurso com cheiro de naftalina misturada com mofo, no Velhinho 50.
Vejam bem: comunismo é a inveja em seu estado bruto, e comunismo de sacristia é uma coisa tão pestilenta que faz os martirizados pela Besta Vermelha se revirarem no túmulo!
Esses "libertários" estão mais (peço perdão pela expressão) PUTOS da vida com o arcebispo porque não se esqueceram do que ele fez com aquele padre-deputado:
"Para tanto, não hesita em apelar, quando lhe convém, e de forma unilateral, aos rigores do Código de Direito Canônico, como o fez em relação à suspensão de ordens do Pe. Luiz Couto."
Ora, o referido deputado usa e abusa do título de "padre", e já que é padre, sabe melhor do que ninguém que deve ser submetido às penas do Direito Canônico, caso tenha cometido alguma falta ou deixado de cumprir suas obrigações de sacerdote.
Dom Aldo Pagotto, enquanto bispo de Sobral-CE, segundo alguns conhecidos meus, teve peito de fazer cancelar alguns carnavais fora de época. Aqui em Jijoca, em certas ocasiões, chegou a negar a comunhão a "senhoras" despudoradas em missas de Crisma, e nas vezes em que era procurado pelo povo, pelo menos o que eu vi foi um pastor simpático àqueles que o abordavam, atendendo de forma gentil. Por falar em Sobral, há mais de um ano estamos sem bispo, desde que D. Fernando Saburido foi para o Recife.

Texto completo da carta:
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=50963

Nenhum comentário: